Saiba porque a cadeia de suprimentos é importante para o seu negócio

Desde que se pode entender a logística como ciência administrativa ouve-se falar na cadeia de suprimentos. Talvez não com os mesmos termos ou o mesmo material informativo encontrado hoje em dia, mas a atividade é a mesma. A gestão de uma cadeia de suprimentos consiste em basicamente gerenciar uma rede de negócios responsável pela manipulação do produto que alcançará o consumidor final.

Essa rede consiste na manutenção de todo o suprimento necessário para que se obtenha o produto ou serviço que será comercializado. Há, por exemplo, a matéria prima, a logística dos materiais que serão usados e até mesmo os produtos já acabados, prontos para alcançar o cliente. Desde compra de equipamentos até as embalagens do produto são assuntos de responsabilidade da gestão da cadeia de suprimentos.

Muitas vezes o material usado para construir um só produto tem fornecedores de peças de várias empresas, precisando que alguém se responsabilize por promover a ligação entre os segmentos para que nenhuma etapa se perca no meio do caminho.

Esse setor dentro de uma empresa acaba sendo um dos mais importantes e precisa de investimentos para a otimização do seu serviço, já que é uma área que tem como principal objetivo evitar o desperdício de estoque. Saber qual é a demanda e adaptar a produção ao ritmo é trabalho da cadeia de suprimentos, que por fim vai alinhar os pontos e evitar gatos desnecessários, seja com armazenamento ou com a compra desnecessária.

Como gerenciar uma cadeia de suprimentos?

Entre os principais desafios dentro do gerenciamento de uma cadeia de suprimentos, está o monitoramento da qualidade do material recebido pelos fornecedores. Dessa forma é possível evitar o constrangimento de ter que pedir recall de produtos ou defeitos que podem prejudicar a reputação da empresa.

O responsável pelo setor deve estar atento ao momento certo de investir, deve ter capacidade para discernir qual é a situação atual da empresa, quais são os passos que se pode dar e quando recuar ante ao mercado. Ter estratégia é uma capacidade fundamental do gestor da cadeia, já que é papel dele saber em que momento poderá ceder alguns benefícios e descontos ao cliente a fim de desentulhar o estoque que esteve parado por algum motivo.

Como ganhar visibilidade frente ao mercado?

Em um mercado onde a concorrência é acirrada e diferenciar-se dos outros é tarefa árdua, um bom planejamento pode evitar erros na logística empresarial. Uma questão que deve ser frequentemente levantada pela organização é se vale a pena terceirizar algum serviço que faz parte da produção industrial, já que muitas vezes o custo é inferior ao investimento que deve ser feito para a obtenção de um produto de qualidade.

É fundamental definir a responsabilidade de cada etapa do processo de produção, tendo em vista a reputação dos fornecedores, medidas que estimulem prazos para entrega, elaboração de contrato e comissão, além de outros pontos importantes que garantem o lucro na produção.

Conclui-se que para um serviço qualificado é necessário aperfeiçoar com exaustão algumas etapas do processo de finalização do produto, selecionando o fornecedor mais competente e bem conceituado, entendendo a necessidade do cliente e tendo a capacidade de alinhar todos os processos, visando sempre a harmonia organizacional. 

Acesse a GIOX Tecnologia e tenha o melhor em gestão para a sua empresa!

Deixe seu comentário

Postar comentário

0
termos e condições.

Comentários