Principais benefícios de um ERP para sua empresa

No cenário atual, muitas empresas enfrentam diversas dificuldades em gerenciar suas operações simplesmente por que não utilizam da tecnologia mais adequada para atender suas necessidades. Ao buscar soluções no mercado, muitos analisam o custo x benefício. Primeiro é feito o levantamento dos custos e depois se analisam os benefícios. Caso o custo for alto, muitas vezes as empresas nem realizam a análise dos benefícios, aderindo a soluções de baixa qualidade e que em grande parte das vezes, tornam os processos de tomada de decisão mais difíceis.

Nessa situação, como se organizar e crescer sucessivamente, sem perder o controle e rumo de sua empresa? De forma a evitar grandes perdas, é necessária a aquisição de controles administrativos e financeiros, que sustentem o negócio. No início, cada gestor adota uma forma de gerenciar e controlar seus processos. Alguns utilizam livros de anotações, outros já aderem a planilhas eletrônicas. Porém, essas formas são uma verdadeira armadilha. Controlar uma empresa por livros de anotações ou planilhas significa ter inúmeros, um para cada departamento e tarefa, com um controle das informações descentralizado e logo mais o gestor irá notar a demora nos tempos de resposta, clientes insatisfeitos por não serem bem atendidos - e, com isso, grandes prejuízos, causados por processos que poderiam se tornar mais ágeis.

Para solucionar estes problemas, um sistema ERP  é a solução mais eficaz para sua empresa. São sistemas de informação adquiridos na forma de pacotes de softwares com a finalidade de atender a maioria das operações. Então vamos a alguns dos benefícios de um ERP para sua empresa.

Gerenciamento

Um sistema ERP possibilita aos gestores ter todas as informações da empresa centralizadas em um único local e ainda disponibiliza relatórios para uma visão mais ampla. Todas as informações são atualizadas em tempo real, eliminando a necessidade de se utilizar diversas planilhas e unificando dados e processos. Fica possível ter mais controle sobre as informações, prever cenários e, assim, amplificar seu poder de decisão.

Gestão tributária

Grande parte dos problemas para empresas é o sistema tributário brasileiro, devido à sua complexidade. Conseguir segurança fiscal é um exercício diário para as organizações de todos os tamanhos. A automatização e a integração da controladoria reduzem retrabalho e falhas nas relações com o fisco, evitando multas e gastos excessivos. Diminui também a dependência de terceiros, como contadores.

Disponibilidade

Um sistema ERP pode ser acessado de qualquer dispositivo, a qualquer hora e lugar. Por ser um sistema online, suas informações estão disponíveis 24 horas por dia e você pode acessá-las até do seu smartphone enquanto está a caminho de uma reunião, por exemplo.

Redução de custos

Reduzir custos e aperfeiçoar a produtividade é a combinação essencial para uma empresa. Ao reorganizar os processos de negócio, automatizar as operações diárias e melhorar a acurácia no cálculo de impostos, a empresa consegue uma redução de custos operacionais.

Segurança da informação

A unificação dos trabalhos num único sistema dificulta o extravio das informações e até possíveis fraudes. Um sistema ERP controla o acesso de cada usuário do sistema, para fins de auditoria e segurança.  Os dados são armazenados e criptografados em um banco de dados. Mesmo que o servidor seja afetado por qualquer defeito, as informações ainda estarão seguras, pois são armazenadas em duplicata em um servidor de Backup.

Produtividade

Com uma ferramenta de apoio como o ERP em mãos, um gestor é capaz de criar as melhores estratégias e identificar pontos que dificultam determinado processo. Assim, pode-se criar um plano de ação para aumentar a produtividade da empresa, a partir de todas as informações disponibilizadas no ERP.

Em suma - com todas as melhorias gerenciais, padronização dos processos, ganho de tempo, segurança da informação e redução dos custos - a empresa se torna mais confiante. Isso impacta a qualidade dos produtos e serviços e a gestão de pessoas, melhorando seu poder competitivo. Por isso, vale a pena investir em um sistema ERP, para aliar seus benefícios a favor do sucesso de sua empresa.

Deixe seu comentário

Postar comentário

0
termos e condições.

Comentários