Clientes: descubra o perfil dos seus!

Para que o trabalho comercial de uma empresa seja eficiente, é preciso conhecer o perfil do cliente. Somente assim você conseguirá determinar a estratégia adequada de marketing para a sua empresa. Mas descobrir o perfil do cliente envolve uma pesquisa. Para ajudar você nesta tarefa essencial, apresentamos aqui quatro dos principais perfis de clientes que sua empresa pode atender.

Perfil de Cliente Pragmático

Esse cliente gosta de decidir as coisas de maneira rápida. Para tomar a decisão de compra, ele se utiliza principalmente do pensamento racional, com argumentos lógicos para justificar a compra.

Para negociar com este cliente, você terá que apresentar a ele motivos irrefutáveis por que ele deve comprar seu produto ou serviço. Isto pode ser feito através de gráficos, tabelas e estudos. Esses dados são ideais, pois eles são números – e números dificilmente podem ser questionados ou contestados.

O que o consumidor pragmático mais precisa é de razões sólidas para concretizar o negócio.

Perfil de Cliente Afável

Esse cliente é basicamente o oposto do pragmático. Ele toma suas decisões de maneira lenta, e predominantemente embasado em fatores emocionais.

Para negociar com este cliente, você precisará cultivar uma relação positiva. Muitas vezes, o relacionamento entre a empresa e um consumidor afável é mais próximo e informal. Esse tipo de cliente precisa de visitas e ligações – um contato constante e customizado. E-mails automáticos não irão funcionar com ele.

O que o consumidor afável mais precisa é do sentimento de confiança na sua empresa e na sua equipe.

Perfil de Cliente Analítico

O consumidor analítico toma suas decisões com lentidão, analisando os aspectos racionais que podem influenciar a compra.

Para negociar com este cliente, você também precisará de dados e informações concretas. Porém, mais do que tudo, precisará de paciência. Pois o consumidor analítico toma suas decisões após analisar todos os possíveis ângulos e resultados.

O que o consumidor analítico mais precisa é de tempo e espaço para analisar sua proposta. Dê a ele todos os dados que ele precisa, fique à disposição dele para o que for necessário, mas não tente apressar sua decisão.

Perfil de Cliente Expressivo

Como é possível imaginar, este perfil de cliente gosta de se expressar abertamente. Ele toma decisões de maneira rápida, mas geralmente com uma motivação emocional.

Para este cliente, a publicidade é essencial. Por que ele geralmente compra por um impulso. É o caso do consumidor que vê um novo smartphone na televisão, e compra mesmo sem precisar de um, simplesmente por que o aparelho parece moderno e diferente.

O que o consumidor expressivo precisa é de uma abordagem de impacto para fechar o negócio de maneira imediata.

Mas não acabou por aí. Não basta descobrir o perfil do seu cliente. É preciso saber reagir da maneira certa. Os maiores especialistas em estratégias comerciais sabem que, quando estão frente a frente com o cliente, eles precisam apenas de duas habilidades: ouvir e se adaptar.

Ouvindo, você identifica o perfil do cliente. E adaptando seu próprio comportamento, será possível obter uma resposta mais positiva do cliente, criar uma conexão com ele – o que, é claro, favorece a negociação. Afinal, todos nós preferimos negociar com alguém que nos entende e respeita nossa maneira de ser.

E então, conseguiu descobrir o perfil do seu cliente? Conte para nós como você descobriu e de que maneira você se adapta para negociar com ele de maneira mais assertiva. Deixe sua resposta nos comentários! Aproveite e curta nossa página do Facebook, para ficar sempre em dia com nossas dicas de gestão para a sua empresa.

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