Você está cobrando o preço certo pelos seus produtos?

Como recentemente nós reformulamos nossos planos e preços, resolvi aproveitar o embalo dos meus estudos e compartilhar com vocês algumas técnicas de precificação que utilizei. Como todos já deveriam saber um bom preço de venda é aquele que engloba os valores que você terá que pagar para o seu fornecedor, uma parcela para o pagamento de suas despesas e por fim o seu lucro, se você se preocupou em estabelecer um preço de venda que tenha todas essas parcelas, você muito provavelmente estipulou um bom preço, caso contrário você poderá estar tendo prejuízo só pelo fato de não ter parado pra pensar em quanto cobrar, seja para os produtos que você vende, ou para os serviços que presta.

Se você chegou até aqui deve ser porque está preocupado com seu preço de venda, e então chegou a hora de você utilizar todas aquelas informações que você anotava, seja no caderninho, seja na sua planilha do Excel ou em um software específico, o lugar não importa, o que importa é que agora você vai poder utilizar esses dados que você coletou! Vamos falar um pouco sobre cada parcela que compõe o seu preço de venda.

Preço de custo: Para vendas de produtos este é o valor mais fácil de você conseguir, este é o valor que o seu fornecedor cobra de você por cada unidade que você compra.

Custos variáveis: Este tipo de custo é o menos dolorido de ser pago, porque ele só existirá se você tiver vendas, caso não tenha, você não precisará pagá-lo, estamos falando de custos como: Comissão, Impostos, Frete, Comissão para administradoras de Cartão de Crédito, e por ai vai. Qualquer gasto que você tenha pelo fato de ter vendido uma unidade, faz parte do seu custo variável, no geral esses custos são em porcentagem, você pode pagar 2% de comissão para os vendedores, 17% de impostos do Simples, então é de extrema importância que você levante a porcentagem de todos esses custos, você pode pedir a ajuda do seu contador para saber a porcentagem dos impostos que você tem que pagar.

Despesas ou Custos fixo: Aqui é outro valor que se você for organizado e anotar no que você gasta seu dinheiro, você o terá de forma fácil. Este valor são os compromissos que você deverá pagar mesmo que não venda, por exemplo, Aluguel, Telefone, Internet, Água, Luz, Salários (incluindo seu pro-labore), enfim, qualquer valor pago para manutenção do seu estabelecimento. Porém, aqui temos um pequeno problema, vamos supor que seus custos fixos são R$ 5.000,00, é claro que você não pode embutir esse valor integral ao seu preço de venda, o que normalmente é feito, é transformar este valor em porcentagem, com isso, cada unidade vendida pagará somente uma parte das suas despesas.

Para calcular a porcentagem podemos fazer da seguinte forma, vamos analisar os últimos três meses quantos porcentos do que você vendeu foram utilizados para pagar despesas fixas, então some as despesas fixas (somente as fixas) dos últimos três meses e divida por 3, você encontrará a despesa média desses meses, faça a mesma coisa com sua receita bruta, que são suas vendas, some suas vendas dos últimos três meses e divida por 3:

Vamos utilizar em nosso exemplo o seguinte:

 
  Despesas fixas Receita de vendas
Mês 1 R$ 1.050,00  R$ 2.250,00 
Mês 2 R$ 950,00  R$ 4.750,00 
Mês 3 R$ 1.000,00  R$ 3.500,00 
Total R$ 3.000,00  R$ 10.500,00 
Média R$ 1.000,00  R$ 3.500,00 

Se dividirmos a média das despesas pela média das receitas e multiplicarmos por 100, encontraremos a porcentagem de custos fixos pelas receitas, observe as formulas a seguir:

imagem mostrando o calculo de rateio das despesas fixas

Então, para efeito dos nossos exemplos vamos utilizar 28% de despesas fixas.

Lucro: Agora você precisa estipular quantos porcento você quer obter de lucro com esse produto, obviamente quanto mais melhor, porém você tem que olhar para o mercado para dizer se é uma porcentagem justa ou não, caso contrário você poderá ter um preço muito alto OU muito baixo.

Agora que você já conhece as parcelas para compor seu preço de venda, vamos criar o seu fator de Mark-up, que nada mais é que um número que você irá multiplicar o seu preço custo para chegar no preço de venda, ou seja, levando em conta que a porcentagem de custos variáveis, despesas fixas e lucro serão o mesmo, o seu Mark-up será o mesmo, você poderá aplicar esse fator ao seu preço de custo, sempre que o preço de custo alterar ou para novos produtos que utilizarem essas mesmas porcentagens.

Vamos então somar as porcentagens das suas despesas variáveis:

 
  Porcentagem (%)
Frete 5,00
Comissão 2,00
Impostos 17,00
Adm. Cartão de crédito 6,00
Total 30,00

Então a porcentagem de custos variáveis é 30%, despesas fixas é 28% e vamos definir nosso lucro como sendo 12%. Tendo definido essas porcentagens vamos encontrar nosso Markup, basta somar as porcentagens em fator, isso quer dizer que ao invés de utilizar 30 você utilizará 0,3 (30/100), ao invés de 28 utilizará 0,28 (28/100) e ao invés de 12 utilizará 0,12 (12/100), e colocar na fórmula a seguir:


calculo do markup

Achamos nosso Markup, para qualquer produto que você utilize as mesmas porcentagens mostradas a cima, você poderá multiplicar o preço de custo pelo Markup, supondo que temos um produto com preço de custo R$ 25,20 e outro de R$ 32,70, multiplicando por 3,33 encontramos respectivamente nossos preços de venda: R$ 83,92 e R$ 108,89.

Para finalizar vamos demonstrar a composição de nosso preço de venda com a tabela a seguir:

 
  Valores R$ Porcentagem (%)
Preço de Venda 83,92 100,00
Preço de Custo 25,20 30,02
Custo variável 25,18 30,00
Despesa fixa 23,50 28,00
Lucro 10,04 11,98

Nos próximos posts falaremos sobre Margem de contribuição, ponto de equilíbrio e o cálculo para serviços.

Se você já utiliza nosso sistema, informe o preço de custo no cadastro de produto e coloque o Markup que você acabou de calcular e o preço de venda é calculado automaticamente. Espero que tenham gostado e qualquer dúvida entre em contato conosco!

Deixe seu comentário

Postar comentário

0
termos e condições.

Comentários