Algumas dicas para manter suas contas a receber em dia

O sucesso da sua empresa pode estar ligado diretamente a forma como você gerencia as suas finanças, por isso vamos falar hoje sobre Contas a Receber. As contas a receber são todas as obrigações e compromissos que seus clientes fizeram com você, é a principal forma para você adicionar dinheiro em seu caixa, e por esse motivo nunca pode ser deixado de lado.

imagem de uma mulher segurando uma caneta preenchendo informações sobre fatura

Oferecer pagamentos a prazo pode ser um grande atrativo para conquistar novos clientes. As pessoas são atraídas pela possibilidade de comprar e pagar depois. Porém, isso também pode significar que você terá que monitorar os pagamentos que possivelmente irão atrasar. O atraso das contas a receber fará com que o dinheiro chegue mais tarde em seu caixa e sem dinheiro irá influenciar em um assunto que falaremos em outro post que são as Contas a Pagar.

Para evitar dores de cabeça, você precisa anotar e monitorar todas as suas contas a receber, para isso tenha sempre anotado ao menos as seguintes informações:

  • valor da conta a receber;
  • nome da pessoa (cliente/fornecedor/parceiro) que está devendo; e
  • data de vencimento desta conta.

Com estas informações anotadas você poderá diariamente monitorar o que está faltando, já que agora você sabe, quando, quanto e de quem cobrar. Você também pode optar por algum software específico que possa ajuda-lo a controlar as finanças da sua empresa, enviando e-mails de cobrança automaticamente, etc.

Fique atento a algumas dicas para manter suas contas a receber em dia.

Não demore para emitir suas cobranças
Se você atrasa o envio de cobranças para seus clientes, eles também atrasarão o pagamento, por isso envia suas cobranças no máximo 5 dias antes do vencimento.

Facilite o pagamento antecipado ou em dia
Oferecer descontos ou outras vantagens para quem paga antes ou no dia do vencimento poderá diminuir riscos de atrasos.

Cuidado com quem costuma pagar com atraso
Oferecer crédito continuamente para cliente que demoram a pagar pode ser um perigo. Mantenha um controle destes clientes, assim, você saberá na hora de vender se poderá oferecer crédito para eles.

Não tenha medo de cobrar seus clientes
Muitos empreendedores tem medo de que, se cobrarem, perderão clientes. Lembre-se as contas a receber são obrigações e você tem o direito de cobrá-las. Além de você precisar delas para pagar suas contas.

Mantenha um diálogo contínuo com os clientes
Entre em contato imediatamente com seus clientes, logo que atrasarem o pagamento. Isto pode melhorar o nível de recebimento.

Transformar as contas a receber em dinheiro no caixa é uma das principais formas de manter a saúde financeira a sua empresa.

Deixe seu comentário

Postar comentário

0
termos e condições.

Comentários