O fluxo de caixa é mesmo tão importante?

O controle do fluxo de caixa é um aspecto básico da administração de qualquer empresa. Por isso, todo empreendedor e gestor precisa conhecer ao menos um pouco sobre este assunto. É um tópico complexo mas, para que você possa ter um ponto de partida, preparamos um resumo sobre o assunto.

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é um controle financeiro que permite realizar uma projeção da entrada e saída de dinheiro dos fundos da empresa, durante um determinado período futuro.

É muito fácil saber exatamente quanto sua empresa pode gastar esta semana, ou este mês. Mas somente com o controle de fluxo de caixa você saberá o quanto ela pode gastar no mês que vem, ou no próximo.

Lembre-se de que, quanto mais organizadas as operações da empresa no geral, maior o período para o qual é possível realizar uma projeção precisa.

Por que ele é importante?

A partir das previsões feitas para o fluxo de caixa, é possível tomar certas decisões estratégicas com maior taxa de acerto. Isso é essencial caso a empresa precise (ou queira) assumir novos gastos ou realizar investimentos de longo prazo.

Por exemplo, vamos supor que uma empresa queira testar uma nova matéria-prima; porém, esse material só vai ser faturado daqui a três meses. A compra só deve ser realizada se o controle de fluxo de caixa indicar que, quando chegar a hora de realizar o pagamento, haverá dinheiro suficiente em caixa para realizar o pagamento.

O que deve ser considerado no cálculo do fluxo de caixa?

O fluxo de caixa considera o faturamento e as despesas de maneira generalizada. Como ele não é um relatório financeiro detalhado, não é obrigatório dividi-lo em diversas categorias. Porém, o ideal é identificar pelo menos as principais categorias de receita e gastos. Isso é útil para a realização de uma análise das áreas que não estão gerando lucratividade o suficiente, e também das áreas que precisam passar por uma reavaliação de custos.

O cálculo é muito simples: considerando a estimativa de faturamento e de gastos em um determinado mês, o fluxo de caixa determina qual será o saldo da empresa neste mês. O fluxo de caixa também permite observar o saldo acumulado da empresa durante um período mais longo – como um trimestre, semestre, ou até mesmo um ano.

Como criar minha planilha de fluxo de caixa?

A criação de uma planilha de fluxo de caixa pode ser feita de maneira bem simples, usando o Excel. Você pode desenvolver uma planilha customizada para a sua empresa, ou simplesmente encontrar na internet um modelo padrão que atenda às suas necessidades.

Como fazer a atualização

O ideal é que a atualização na planilha de fluxo de caixa seja feita, pelo menos, uma vez por semana. Dessa forma, quando chegar o final do mês (época de fazer os relatórios financeiros definitivos) você já terá a base pronta.

Qual o nível de precisão necessário?

Embora o fluxo de caixa seja um documento de uso interno, o ideal é ser absolutamente preciso com os dados de faturamento e gastos. Somente desta maneira você irá conseguir prever o caixa da sua empresa em qualquer momento do futuro de maneira correta. 

Com o controle de fluxo de caixa no lugar, você poderá ter tranquilidade na hora de planejar os próximos passos financeiros da sua empresa. É como ter um orçamento pessoal completamente organizado: permite que sejam feitas compras e investimentos de longo prazo, sem surpresas desagradáveis no final.

Você tem alguma dica para tornar o controle de fluxo de caixa ainda mais eficiente? Compartilhe conosco nos comentários abaixo! E continue acompanhando nossos artigos para descobrir ainda mais dicas práticas para a gestão da sua empresa.

Deixe seu comentário

Postar comentário

0
termos e condições.

Comentários