Seja um líder exemplar: confira algumas dicas e alcance o sucesso!

Existe uma reflexão que aponta a diferença entre o chefe e o líder, você sabia? O chefe normalmente tem fama de arrogante, autoritário e intransigente - ninguém gosta de ter estas características, e é aí que entra o líder.

Ser um líder vai muito além de conseguir um bom retorno financeiro ou até mesmo um bom resultado no final de um período. O líder tem o papel de saber coordenar uma equipe de pessoas com a intenção de fazê-las almejar sempre mais, pois só dessa forma o rendimento não será apenas em um mês determinado, mas sim por um longo período de tempo, satisfazendo a empresa e funcionário.

Quer se tornar um líder de equipe capacitado? Então, confira abaixo algumas características necessárias:

Competência

A pessoa que lidera algum projeto jamais deve estar mal informada sobre o que está se passando: a desinformação pode prejudicar não só o resultado final como o andamento dos processos. O líder deve saber coordenar uma atividade, mas também deve saber como fazê-la, em caso de emergência. Experiência profissional é um ponto alto na carreira de um líder, mas a dedicação é ainda mais importante na hora de liderar.

Saber empreender

Em qualquer área de atuação o conformismo não é lá uma característica louvável, tampouco o seria dentro de um cargo de liderança. Parar ante as dificuldades do mercado ou burocracias legais não é um ato de quem tem nas mãos a oportunidade de crescer junto à empresa. Gostar do que se faz já é um grande passo na conquista do cliente.

Incentivar a equipe

O líder não tem o papel de apenas distribuir tarefas e cobrá-las, o objetivo do cargo vai além disso. O primeiro passo é ter uma boa comunicação com a equipe, monitorando o serviço com a intenção de ajudá-la caso necessário. Deve-se ter o cuidado para não exagerar na hora de supervisionar os funcionários, já que ninguém gosta de ter seu trabalho observado o tempo todo, isso sugere que algo está errado. O bom líder incentiva a produtividade sem incentivar a competitividade excessiva, além de não ter medo de auxiliar o funcionário tendo que fazer o trabalho.

Capacidade de improviso

Contratempos são feitos para serem superados. Dentro de uma empresa é praticamente impossível prever algumas transformações ou evitar crises, mas o líder deve estar preparado para lidar com essas adversidades de forma competente, sempre mantendo contato com a sua equipe e sendo exemplo quando o assunto é capacidade de lidar com os problemas.

Saber ouvir

Por fim e não menos importante o bom líder deve saber ouvir, para assim poder atender as expectativas, seja de colegas de profissão, clientes, funcionários ou até mesmo chefes. Ouvir sugestões, comentários e críticas é algo comum em qualquer profissão, mas o líder deve aprender a lidar com essas intervenções, entendendo a hora de filtrar informações e de adaptar o plano. Além disso, é preciso perceber os momentos de fraqueza da equipe, estando pronto para sanar dúvidas e atender necessidades dos seus funcionários.

Você se considera um chefe ou líder? Comente aqui e nos ajude a formar mais líderes capacitados.

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