Empreendedorismo em tempos de crise

Afinal de contas, é um bom negócio empreender em tempos de crise? Tom Peters, um dos maiores e mais renomados profissionais do marketing dos anos oitenta, responderia a esta pergunta com muito entusiasmo, uma vez que para ele, a crise é algo contínuo, e que não há como empreender sem ela.

Muitos teóricos da área, como o então Peter Druker, também defenderiam a crise como algo necessário para o surgimento de novas oportunidades, o momento ideal para quem quer investir e empreender em um novo negócio.

Mas a atual situação econômico-financeira do Brasil em 2015 não é das melhores, e até os mais renomados teóricos que defendem o empreendedorismo em tempos de crise reveriam seus conceitos. Muitas pessoas estão torcendo para que este ano passe logo, em seus mais diversos segmentos, provocando um efeito dominó que diretamente vem afetando a vida de muitas pessoas e empresas. A instabilidade gera certa retração em relação aos negócios, e por mais que grandes gurus do marketing defendam a ideia de empreender em meio à crise, o mercado não está tão confiante, e o governo passa mais uma vez a ser pivô da estagnação da economia, geração de empregos, entre outros.

Diante da total descrença naqueles que escolhemos para governar nosso país, o que devemos fazer em tempo de crise? Como podemos lidar com as turbulências que afetam diretamente os negócios e aumentam significativamente os riscos? E como manter nossos colaboradores confiantes? Abaixo algumas dicas importantes para sobreviver e não se desesperar em tempos de turbulência econômica – e até mesmo utilizar os conflitos para crescer.

Saiba vender

A primeira ação que muitas pessoas (ou empresas) passam a ter em meio a uma crise é a paralisia. Quando saímos da zona de conforto ficamos mais vulneráveis, estagnados e sem ânimo para continuar. Mas é preciso levantar a cabeça e seguir em frente, mesmo que arduamente, todos os projetos que estavam planejados. Embora uma situação de medo acabe sendo instalada em períodos como este em que vivemos, todo cuidado deve ser redobrado. Mas não é recomendável interromper projetos, e sim passar a ter mais cautela.

O principal segredo em conseguir prosperar em meio à crise está em identificar a dinâmica de mercado e diagnosticar situações em que o produto ou serviço poderá ser vendido. Antes de qualquer coisa é preciso confirmar o poder de compra e a partir daí responder a seguinte pergunta “O que eu, como empreendedor, preciso estar fazendo para que o produto ou serviço que pretendo disponibilizar no mercado seja comprado da minha empresa?” Essa é a condição básica para o planejamento mediante a crise.

Tenha visão de mercado

Embora as crises provoquem uma sensação de medo e desespero, é preciso calma e inteligência para vender, e só será possível se você tiver uma boa visão de mercado. O momento não será de vendar aquilo que o mercado não está precisando, mas encontrar uma solução para atender as atuais e reais demandas. Conseguir vender o suficiente é o segredo empresarial, e está diretamente relacionado à pesquisa de mercado e ao perfil do consumidor, que atualmente, deve ser atualizado a cada instante, frente à instabilidade econômica e aos embalos do poder de compra.

Ofereça condições de financiamento

A melhor forma, ou talvez a que mais tenha efeito durante uma crise, é captar capital de giro e disponibilizar a opção “Compre a prazo e pague somente depois”. Em tempos de crise pessoas e empresas acabam tendo uma retração em gastar dinheiro, principalmente à vista. A possibilidade de oferecer crédito pode chamar a atenção e dar um up no negócio. Mas é preciso muita cautela quando este tipo de recurso for utilizado para alavancar as vendas, uma vez que as concessões de empréstimos e financiamentos ficam mais difíceis e seletivas em tempos de turbulência econômica. E o que poderia ser uma ótima solução pode se transformar num verdadeiro pesadelo.

Saiba negociar

Saber negociar é uma arte, e mais que isso, deve estar presente no perfil de todo empreendedor. Um bom profissional deve saber o momento exato de se posicionar, seja no mercado, com fornecedores, clientes, funcionários. Em hipótese alguma deve se mostrar desacreditado com o futuro. Cabe ao empreendedor mostrar para seu time que é possível sobreviver, ou até mesmo crescer, em meio à crise.

E você, como visualiza o empreendedorismo em meio à crise? Deixe sua experiência nos comentários abaixo!

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