A importância de calcular os encargos trabalhistas

Os gastos de uma empresa com encargos trabalhistas costuma ser bastante alto. Por isso, antes de fazer novas contratações, é importante calcular muito bem qual será o custo total de um novo funcionário para a empresa. Quer entender mais? Continue lendo o post!

Os gastos reais com trabalhadores

Tanto os donos quanto os que trabalham com gestão de pessoas em pequenas e médias empresas sabem que o custo para contratar e manter um funcionário costuma ser bem elevado. No Brasil, algumas pesquisas mostram que os gastos totais com um colaborador chega a ser até 3 vezes maior que o salário pago a ele mensalmente. É claro que o custo varia de acordo com o ramo de atividade, sindicato de classe e os encargos que devem ser pagos. No entanto, as empresas devem sempre garantir os direitos de todos os trabalhadores. E, para isso, além de arcar com os impostos e encargos previstos em lei, a empresa tem que pagar décimo terceiro, adicional de férias, vale transporte, vale alimentação, contribuições como o INSS e indenizações em caso de demissão. A soma de todos esses elementos faz com que o custo de um trabalhador acabe sendo consideravelmente maior do que o salário que recebe.

Calcule corretamente os gastos trabalhistas

Independente do porte, para que uma empresa consiga fazer uma boa gestão do negócio ela precisa, antes de tudo, entender a importância de fazer o cálculo dos encargos trabalhistas de forma correta e precisa. Isso porque o custo pode variar dependendo dos impostos, benefícios oferecidos e das próprias regras da empresa. Por exemplo, se na sua empresa os trabalhadores têm a possibilidade de fazer horas extras quando necessário, você terá que pagá-lo no fim do mês pelas horas extras trabalhadas. Esses possíveis gastos também devem estar previstos nos cálculos para evitar que o seu orçamento estoure quando você não estiver preparado para a situação.

Por esses motivos, antes de decidir contratar um novo trabalhador ou expandir a empresa, você deve realizar o cálculo correto de todos os gastos trabalhistas que você terá com a contratação de um ou mais trabalhadores novos. Para a gestão do negócio, esse cálculo prévio é algo essencial. Ele permite que a empresa possa se planejar melhor e avaliar o real custo-benefício de uma nova contratação.

Dicas para fazer o cálculo de gastos trabalhistas

Já falamos neste post que todas as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, devem fazer o cálculo de todos os gastos que terão com uma possível contratação. As empresas de grande porte costumam contar com contadores próprios ou optam por contratar uma empresa de contabilidade que poderá calcular tudo para ela. Ao contratar o serviço, a vantagem é a garantia de obter um cálculo preciso feito a partir de demonstrações contáveis confiáveis.

Entretanto, nem todas as empresas estão aptas a desembolsar dinheiro na contratação do serviço. Se esse é o seu caso, saiba que nada está perdido. Na internet, além de você conseguir encontrar uma infinidade de informações sobre como calcular os encargos trabalhistas, você encontra outras facilidades. Caso você queira fazer apenas uma estimativa, saiba que alguns sites oferecem ferramentas bastantes práticas para calcular o valor que a empresa terá que desembolsar com a contratação de novos trabalhadores. Mas se você quiser algo mais preciso, é possível baixar planilhas prontas e bem detalhadas para realizar o cálculo dos gastos trabalhistas.

O nosso post te ajudou? Sua empresa costumar calcular o custo de um colaborador antes de decidir contratar? Compartilhe conosco a sua opinião e suas dúvidas!

Deixe seu comentário

Postar comentário

0
termos e condições.

Comentários