Controlando seu estoque

Hoje vamos falar um pouco sobre controle de estoque, um assunto que muitas vezes é negligenciado pelas empresas. Controlar o estoque do seu negócio vai além de anotar todos os produtos e quantidades que entram e que saem do seu estabelecimento (seja em um papel, planilha ou em um software específico), controlar estoque é também, como esses dados anotados podem te ajudar a otimizar o seu estoque.

Não é raro encontrar algumas lojas com produtos vencidos (isso que não estamos falando sobre produtos perecíveis), produtos enferrujados, que estão a bastante tempo na prateleira. Estes problemas são reflexos da falta de controle do seu estoque, e por conseqüência sua perda de dinheiro. Sim! Nessas circunstâncias você estará perdendo dinheiro, possivelmente o cliente irá devolver o material problemático (você terá que desembolsar um novo produto), ou os clientes podem não aceitar o produto com aquela aparência a menos que você dê um belo desconto, isso são alguns exemplos de que algum dinheiro você irá perder por não ter controlado seu estoque de forma correta.

Neste artigo iremos mostrar como você poderá utilizar os dados que você anotou para saber qual é o mínimo de estoque que cada produto deve ter disponível (Estoque mínimo), o número de vezes que você vendeu todo seu estoque e precisou repor (Giro de estoque) e por fim, em que momento você deve fazer o pedido para seu fornecedor para evitar que fique sem produtos na prateleira (Ponto de pedido).

Estoque mínimo
O primeiro conceito que vamos trabalhar é o estoque mínimo, existem diversas formas de calculá-lo, umas mais precisas e outras menos. Vamos apresentar aqui uma forma bem simples que é utilizar a média das vendas dos últimos meses, porém alguns pontos devem ser levados em conta:

  • Alguns produtos são sazonais, você pode vender mais ou menos de um determinado produto no verão, por exemplo.
  • O crescimento ou regressão do movimento da loja.
  • Análises muito curtas aumentam a margem de erro, análises muito longas não permite que você perceba aumento (ou diminuição) da demanda.

Para tentar minimizar os itens anteriores iremos utilizar a médias dos últimos três meses, e também é extremamente aconselhado que você faça esses cálculos constantemente, uma vez por mês será suficiente para corrigir automaticamente o rumo de um produto que tem uma demanda crescente/descrescente.

Para encontrar o valor você pode somar as vendas dos últimos três meses do produto em questão e dividir por 3, por exemplo:

  Quantidade
Mês 1 32 un.
Mês 1 47 un. 
Mês 1 29 un. 
Total 108 un. 
Média 36 un. 

No exemplo, temos que, em média vendemos 36 produtos por mês. Como o estoque mínimo tem o papel de evitar uma ruptura no seu estoque (ficar sem produtos para vender), você deverá escolher uma constante, ou grau de atendimento, para multiplicar o valor encontrado. Para nosso exemplo vamos utilizar 60%, isso quer dizer que iremos correr um risco de 40% do tempo ficarmos sem material, por problemas de falta de produto, atraso do fornecedor, etc. Neste caso nosso estoque mínimo é 36 * 0,60 (60/100), nos resultando em 22 unidades. A idéia é que você sempre tenha no mínimo esta quantidade de produtos.

Giro de estoque
O giro de estoque é importante para nos informar se temos uma quantidade maior de produtos do que realmente necessitamos, nestes casos teremos o giro de estoque menor que 1, ou seja, o estoque nunca girou no período que esta sendo monitorado. O produto que você comprou há três meses atrás, ainda está na sua prateleira, e isso é um forma de detectar os problemas que falamos na introdução deste artigo, se você está tanto tempo com um mesmo produto, ele pode está ficando velho, que tal fazer uma queima de estoque, ou promoção para desovar estes problemas? É importante ressaltar, que no geral quanto maior o giro de estoque, melhor porém, depende de produto pra produto, você deverá fazer uma análise mais aprofundada para saber qual é o giro de estoque ideal para um dado produto.

Mas como podemos calcular o giro de estoque? Você precisa calcular a média do seu estoque, para isso some o estoque inicial no período que está sendo calculado mais o estoque final do período e divida por 2. Por exemplo, vamos dizer que a três meses atrás tinhamos em nosso estoque 60 unidades de um produto, e hoje temos 58 calculamos assim: (60 + 58) / 2, concluímos então que em média nosso estoque possui 59 unidades por mês. Agora vamos pegar a quantidade vendida deste produto no período, em nosso exemplo vendemos 108 unidades e dividimos este valor pela média de estoque: 108 / 59 é igual a 1,83 vezes. Nosso estoque foi renovado quase 2 vezes no período de 3 meses. Ou ainda você poderá dividir 90 dias (3 meses) por 1,83 saberemos que nosso estoque é renovado a cada 49 dias.

Ponto de pedido
Para calcular o ponto de pedido precisamos do estoque mínimo, da média de consumo do produto (o mesmo valor utilizado para calcular o estoque mínimo), e o tempo de reposição. O tempo de reposição é quantos dias você precisa para fazer o pedido para o fornecedor e para ele te entregar a mercadoria.

Vamos calcular então, pegue o consumo médio do produto e divida por 30, em nosso exemplo 36 / 30 temos um consumo diário de 1,2 unidades. Então já que sabemos que precisamos em média de 1,2 unidades do produto por dia, vamos multiplicar esse valor pelo tempo de reposição, supondo que nosso fornecedor nos entrega o material em 7 dias, isso quer dizer que precisamos de 1,2 * 7 praticamente 9 unidades deste produto para que continuemos vendendo após fazer o pedido de compra para nosso fornecedor, mais não acaba por ai, se o fornecedor atrasar e somente puder entregar em 8, 9, 10 dias? Ficaríamos sem estoque algum, para isso somamos a este valor o estoque mínimo.

Concluímos que nosso ponto de pedido é 22 + 9 = 31 unidades. Sempre que nosso estoque alcançar este valor, devemos solicitar ao nosso fornecedor uma nova compra, neste caso se o fornecedor atrasar estaremos consumindo o estoque mínimo.

 Tela de controle de estoque do GIOX ERP

O GIOX | Sistema de Gestão Online disponibiliza o cálculo automático de todas as formulas apresentadas neste artigo, estoque mínimo, giro de estoque, ponto de pedido, além de um gráfico dente de serra que mostra a evolução do seu estoque, os momentos em que ele atinge um saldo inferior ao estoque mínimo, etc. Aproveite para testar gratuitamente nosso sistema!

Deixe seu comentário

Postar comentário

0
termos e condições.

Comentários