Sua equipe não atingiu as metas: e agora, o que fazer?

A política de metas nas empresas, acima de qualquer coisa, estimula o crescimento financeiro. Para adotar essa política é necessário uma boa liderança, um bom planejamento, e deixar claro para os funcionários o que se espera que eles façam - assim, fica estabelecido qual é o resultado que se espera das vendas.

Há meses em que as metas são alcançadas facilmente e parece que o negócio flui de uma forma boa, mas quando as metas não são alcançadas a preocupação aumenta. Esse é o momento de perceber o que ainda falta ser elaborado para que todas as falhas sejam corrigidas, e apesar de ser um momento delicado, ainda é um período de aprendizado.

Não atingimos a meta, e agora?

Quando as metas não são atingidas, primeiramente é necessário entender que nem sempre a culpa é do funcionário. Parte-se do princípio de que o funcionário que foi contratado passou por todos os processos de seleção, portanto encontra-se capacitado a trabalhar na empresa. Quando a empresa não fecha metas é comum a demissão de pessoas que, apesar de serem responsáveis por atingi-las, não tiveram um bom desempenho momentâneo. É essa a oportunidade que a empresa tem de inteirar o funcionário do funcionamento da empresa, suas prioridades e apresentar o resultado esperado, para que ele queira tanto quanto a empresa alcançar os objetivos. Ele deve participar na busca de soluções para o problema - se a demissão acontece e o problema permanece, aí já se perdeu todo o investimento em treinamento e orientação pessoal.

Solução passo-a-passo

Encontrar soluções já é tarefa árdua, mas antes de pensar em estratégias que podem melhorar as vendas no próximo período, é preciso entender onde esteve o problema que causou o congelamento das metas no período que se passou. Anotar em um quadro os objetivos esperados e os não alcançados é uma forma de tentar descobrir onde está a falha, assim os funcionários também podem participar da busca por solução, apontado os pontos fracos de seus respectivos setores.

Quem trabalha unido, cresce unido

Após identificar as possíveis falhas no sistema é preciso programar as novas estratégias no período que se inicia. A reunião feita com os funcionários pode ser sido produtiva, mas é necessário cobrar as sugestões encontradas. Monitorar a equipe e auxiliar na nova forma de atingir as metas é essencial para que o resultado seja mais satisfatório. Como a equipe participou da busca pela solução, cada um tem o seu papel dentro dos novos planos, já que o programa de metas prevê bonificação para quem conseguir atingir a meta ou ultrapassá-la.

Não se pode esquecer que, assim como o funcionário, a empresa também tem papel indispensável no bom andamento das vendas, cumprindo as prévias da política de metas. Os funcionários sentem-se gratos quando tem o seu trabalho reconhecido, o que é um ponto forte deste método, já que outras políticas empresariais não bonificam por um trabalho bem realizado. O funcionário se sente importante quando vê que seu esforço rendeu frutos e pode levá-lo a outro patamar profissional - esse é o ápice das qualidades das empresas que adotam as metas. Alguém bem treinado e remunerado tende a crescer junto com a empresa.

Você já trabalhou com a política de metas? Comente aqui quais foram as principais dificuldades para alcançar o resultado.

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