Com dinheiro não se brinca! Confira 5 problemas de gestão financeira que podem derrubar a sua empresa

Sabemos que no ramo corporativo as operações que envolvem dinheiro necessitam de atenção e seriedade. A gestão do capital é como o sangue para o corpo humano - se a pessoa não possui sangue em seu corpo, ela não sobrevive, e uma empresa sem capital funciona da mesma maneira. Toda empresa que queria se desenvolver, traçar metas desafiadoras e objetivos contundentes deve, sem sombra de dúvidas, ter uma gestão financeira de ponta. É notório que quando um empreendimento que possui um caixa comprometido anda em ritmo muito lento, e pode vir a falir em um espaço de tempo muito curto por problemas corriqueiros e simples de serem resolvidos. Queres tomar maior conhecimento sobre esse fato? Então confira 5 problemas que são comuns nesse ramo. Lendo abaixo, você ficará craque em prevenir esses erros, então, vamos lá?

Como está o saldo do caixa?

Um problema grave e corriqueiro em muitas empresas que estão iniciando é não ter conhecimento sobre o saldo do caixa. Mas, espera aí, você está dizendo que aquela pessoa responsável não sabe quanto tem no caixa da empresa? O saldo do caixa não se refere somente ao montante de capital naquele momento, mas sim o quanto de capital irá receber e quanto de capital irá sair da conta para pagamento de fornecedores. Não possuir essas informações com antecedência (no mínimo 24 horas) é comprometer a gestão financeira da sua empresa, ocorrendo em danos que podem ser até irreversíveis.

A empresa deve ter estoque elevado: será?

Um problema hoje também pertinente são as empresas não terem conhecimento de seus estoques, e o quanto isso é prejudicial na sua gestão. Muitos negócios possuem um prazo de recebimento de insumos e matérias-primas muito elevado, como por exemplo, 30 dias de espera para aquisição de uma matéria-prima importada.

Porém, o título acima na maioria dos casos pode ser uma informação errônea. Classificar todo e qualquer tipo de insumo/bem intermediário/matéria-prima de acordo com as suas prioridades de compra organiza o seu fluxo de caixa e faz com que a empresa não gaste desnecessariamente o seu capital, gerando acúmulo de estoque desnecessário.

Despesas fixas? Despesas variáveis? O que é isso?

Outro problema comprometedor em certas empresas é a falta de classificação dos custos com qual a empresa trabalha. A Classificação de custos auxilia de maneira significativa no fluxo de caixa e na gestão financeira da empresa. Dessa forma, o empreendedor poderá elaborar estratégias visando uma redução em suas despesas, proporcionando maior folga no caixa e favorecendo o tesoureiro para que ele possa pagar os fornecedores com antecedência, por exemplo. Mensurar quanto custa para produzir uma unidade de produto em sua empresa requer dinheiro, e com o caixa sustentável e os custos mensurados, todos os setores trabalharão de forma eficaz e sem imprevistos.

Terei que demitir alguns funcionários: e agora?

Algo inevitável no ramo corporativo é que profissionais vêm e vão, seja por diversos motivos. No Brasil, onde os encargos trabalhistas possuem uma quantidade de exigências significativas (o que leva a valores significativos), programar o fluxo de caixa para casos eventuais, como demissões, é primordial para proteção do fluxo de caixa.

Essa regra se cabe também ao tamanho da empresa e a sua quantidade de funcionários, pois o quão maior o quadro de funcionários, maior a rotatividade, e claro, maiores são as despesas com demissões. Portanto, verificar e analisar o ponto de turnover (índice de demissões em um espaço de tempo) com a área de Recursos Humanos é uma excelente oportunidade para se precaver de maiores pedras no caminho.

Demoro 30 dias para receber de meu cliente, mas meu fornecedor necessita de pagamento a vista: o que posso fazer?

Dependendo do produto que o seu negócio produz e comercializa, pode levar um tempo maior pra você receber do seu cliente, como foi o exemplo do título, e os recursos que você necessita para produzir os seus produtos devem ser pagos a vista, pois os seus fornecedores trabalham com uma política de prazo apertado.

Dessa forma, o caixa pode se comprometer e a empresa ficar "solavancada" nesse caminho. Negócios dependem exclusivamente de um bom relacionamento entre clientes e fornecedores, portanto, converse com eles, negocie prazos melhores, encurte o prazo de pagamento de suas vendas e tente "alargar" o seu prazo de pagamento com seus fornecedores, seu caixa não passará por maiores problemas e trabalhará de forma mais eficiente.

Você achou que fluxo de caixa se tratava somente entrada e saída de dinheiro? A empresa que você trabalha comete esses deslizes? Ficou com alguma dúvida relacionada ao artigo? Conte para a gente, teremos o maior prazer em conversar com você.

Deixe seu comentário

Postar comentário

0
termos e condições.

Comentários