4 passos certeiros para melhor o ambiente de trabalho!

Existem muitos fatores que influenciam o desempenho de uma empresa - desde o cenário econômico mundial até a gestão adequada dos recursos locais, tudo, em certa escala, acaba influenciando o desempenho da empresa.

Porém, um dos fatores mais negligenciados pelos empreendedores e gestores é a importância do ambiente de trabalho para os resultados do negócio. Se os funcionários estiverem descontentes ou desmotivados, é certo que os resultados obtidos irão decair. Portanto, é essencial ter uma preocupação em melhorar o ambiente de trabalho.

Faça atividades em grupo

Em geral, trabalhadores passam mais tempo com seus colegas do que com a própria família ou amigos. Por isso, é importante que o relacionamento entre os membros da equipe seja forte e positivo. Para melhorar o ambiente de trabalho, vale a pena investir na realização de atividades em grupo.

Essas atividades podem ir desde treinamentos in-company até a formação de um clube de jardinagem da empresa. O importante é que elas ocorram em uma situação que estimule o trabalho em equipe, o companheirismo e a criação de laços.

Enxergar o colega como um ser humano - e não como a pessoa que entrega relatórios - ajuda a melhorar o ambiente de trabalho através da harmonização. Afinal, é mais difícil surgirem brigas e intrigas quando todos conhecem o ser humano por trás do profissional.

Permita o “toque pessoal”

Todos nos sentimos mais confortáveis quando estamos em casa. O ambiente de casa é algo conhecido, agradável, por que ele tem um toque de nós mesmos: aquela flor na janela, aquele tapete com uma frase engraçada, o quadro do nosso avô.

Quando transportamos esse toque pessoal para o local de trabalho, o sentimento de conforto vai junto com ele. Como resultado, você vai perceber uma melhora no ambiente de trabalho. E é essa provavelmente a razão por que algumas das melhores empresas do mundo para trabalhar possuem um estilo de organização e decoração menos corporativo e mais divertido, alegre, espontâneo.

Ninguém está sugerindo que você instale um tobogã no meio da empresa (embora não seja uma má ideia). Porém, considere a possibilidade de fazer pequenas alterações no espaço da sua empresa, para que ele se torne agradável e estimulante. Você pode tanto promover essas alterações na empresa como um todo, quanto simplesmente permitir que os funcionários façam isso em seu espaço pessoal – como mesas, salas ou repartições.

Dê flexibilidade

Não estamos falando de permitir que o funcionário entre e saia quando bem entender, sem nenhum compromisso. Mas o fato é que os funcionários possuem vidas fora da empresa, e muitas vezes é difícil para eles a tarefa de conciliar todos os seus compromissos, especialmente se não houver flexibilidade nenhuma no trabalho.

Por isso, muitos funcionários valorizam o respeito do empregador à sua vida particular. Por exemplo, algumas empresas permitem que o funcionário saia mais cedo, sem nenhum desconto ou punição, se ele completar sua meta diária.

Esse tipo de iniciativa, além de estimular o funcionário a trabalhar de maneira mais organizada e eficiente, ainda melhora o ambiente de trabalho. Afinal, o trabalhador que tem tempo para conciliar todas as suas atividades se sente menos estressado.

Aprecie e reconheça

Uma das principais causas de um ambiente de trabalho ruim é o descontentamento. Uma das principais causas do descontentamento, por sua vez, é a falta de reconhecimento do trabalho. E isso é algo que somente você, como dono ou gestor da empresa, pode resolver.

Observe seus funcionários. Reconheça e recompense os funcionários que mostrarem dedicação e bom desempenho, de maneira aberta e consistente. Desta forma, esses funcionários continuarão a fazer seu melhor no trabalho – enquanto os demais, querendo ser reconhecidos também, vão seguir seu exemplo. 

Quando um dono de empresa, gestor ou líder de equipe, demonstra interesse e empenho em melhorar o ambiente de trabalho, os dois lados saem ganhando: tanto a empresa quanto todos que trabalham para ela e com ela. E os resultados vão se refletir diretamente até mesmo nas vendas e na lucratividade do negócio. É um investimento com retorno garantido.

Sua equipe não atingiu as metas? Confira aqui como fazer!

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