Muita atenção na hora de pedir um empréstimo!

Quando as contas acumulam e o orçamento empresarial sai dos eixos pode ser a hora de contratar um empréstimo. Apesar de parecer um passo perigoso, podendo piorar ainda mais a situação financeira, com os devidos cuidados é possível realizar um empréstimo sem preocupações.

Quais são os cuidados necessários na hora de pedir empréstimos?

Confira abaixo uma lista com os SEIS principais erros na hora de pedir dinheiro emprestado que podem quebrar as finanças.

Não pensar

Conseguir dinheiro quando mais se precisa não é má proposta, mas as oportunidades podem ser traiçoeiras se não bem analisadas.

O que fazer? Investigar se a empresa necessita realmente de dinheiro no momento, para quê e se não existem outras formas de conseguir capital.

Não simular

Faz parte do processo de empréstimo realizar uma simulação de qual será o valor das parcelas, as condições, os juros e se cabe no orçamento futuro da empresa.

O que fazer? Vá até a instituição financeira e faça uma simulação de empréstimo empresarial, vendo se ela se adequa ao que você pretende executar com o dinheiro.

Não ter controle financeiro

Qualquer instituição que passa por momentos de crise deve ter um controle financeiro para auxiliar tanto na gestão quanto nas decisões que poderão ou não ser tomadas. Sem esse auxílio fica praticamente impossível dar conta das parcelas sem fazer ainda mais dívidas.

O que fazer? Contrate um software de controle financeiro para adicionar os dados e poder analisar com clareza qual é a situação atual da empresa, quais são as metas e se será possível realizá-las.

Não saber onde investir o dinheiro

Não se deve descartar a possibilidade de receber ainda mais dinheiro do que se precisa para a recuperação financeira da empresa. Quando o dinheiro não tem um futuro destinado, apenas sanar as dívidas, o que resta pode ser mal utilizado.

O que fazer? Colocar todos os setores da empresa lado a lado, entendendo onde deve ser investido o dinheiro. Uma comparação interna pode definir qual melhoria levará a próxima e não precisará de investimentos altos.

Pedir empréstimo como pessoa física

Primeiramente deve-se reiterar que não se deve misturar a vida pessoal com a profissional. O que é lucro da empresa não poderá ser destinado a gastos particulares e vice-e-versa.

O que fazer? Não conte com o crédito pré-aprovado do banco para liquidar as dívidas empresariais, já que as condições não são as mesmas, não há políticas de redução de impostos para incentivar o empresariado e acaba envolvendo assuntos pessoais que não poderiam interferir na pessoa jurídica.

Não atentar aos prazos

Apesar do valor das parcelas ser muito importante na hora de pedir um empréstimo, é fundamental ater-se também aos prazos de pagamento. A partir do momento em que o empréstimo conta com incontáveis parcelas, as chances de não sair da crise são enormes.

O que fazer? Definir um prazo curto para o pagamento do empréstimo, relacionando a dívida periódica com os recebimentos da empresa.

Por fim, fique sempre atento aos juros, consulte várias formas de obter o empréstimo e escolha a que mais se adeque ao porte e potencial da sua empresa.

Você já se enrolou em algum empréstimo empresarial? Acesse GIOX Tecnologia e não passe por essas situações danosas.

Deixe seu comentário

Postar comentário

0
termos e condições.

Comentários